Primeiramente BIM, Building Information Modeling, na tradução Modelagem da Informação da Construção, é mais do que uma maquete digital em 3D, onde profissionais da área da construção civil podem ter acesso a um armazém de informações de um determinado projeto, gerando assim documentos mais consistentes e mais íntegros para a equipe.
BIM NÃO É FERRAMENTA É UM MÉTODO
O conceito BIM é aplicável ao clico de vida de um empreendimento, tendo desde as concepções iniciais com o cliente até a entrega do mesmo, tendo assim uma agilidade no processo e tendo também análises em tempo real do desenvolvimento.
Neste caminho temos assim vários softwares que buscam trazer o máximo de ferramentas para atender as necessidades. Reforçando assim a expressão de que BIM é muito mais uma metodologia de trabalho do que realmente apenas resumir ele em um único software.
E assim como os profissionais envolvidos dentro do projeto tem suas habilidades, ferramentas próprias o projeto em si não deve ser também limitado. Claro que há softwares que oferecem recursos mais completos que outros, entretanto sabemos que vai muito além. E mais do isso a comunidade open-source tem focado muito em trazer diversos softwares gratuitos de alto nível para competir no mercado de igual para igual com os já conceituais.
NEM TUDO QUE É 3D É BIM, MAS SE FOR BIM SERÁ 3D
O BIM vai muito além das suas empregabilidades, por isso temos as conhecidas dimensões que tem o comprimento de servir como meio de integração das etapas de projeto, ao todo temos 10 níveis de maturidade do BIM que faz compreender melhor como funciona a aplicação das dimensões no método BIM.
Adquira já o nosso ebook “Eficácia do sistema monolítico para a aplicação do método BIM”, onde apresento pra vocês mais detalhes da metodologia e também poderá conhecer esse ótimo sistema construtivo em EPS.