Despedida do Revit

Logo que iniciei meu curso técnico em edificações estava aprendendo sobre o método Scrum Master, para gerenciamentos de projetos, afinal sou formado em Gestão Empresarial pela FATEC Rubens Lara — Santos, até que um dos professores me orientou a estudar sobre a metodologia BIM, e assim conheci a AutoDesk Revit, mesmo embora na instituição onde estudava o curso técnico as aulas eram de AutoCAD. E com o passar do tempo fui buscando cursos, webinars para compreender melhor como funciona a metodologia BIM e também o Revit. Entretanto nem tudo dura para sempre, mas uma coisa aprendi.

BIM NÃO É FERRAMENTA, MAS SIM METODOLOGIA

E assim entendendo mais e mais do que o BIM pode agregar, mais animado eu ficava pra aplicar e tive a felicidade de no meu último projeto do curso apresentar o tema: Eficácia do Sistema Monolítico para a Aplicação do Método BIM, incluindo um projeto de hotel: http://bit.ly/HR_ProjHotel, onde tive a felicidade de ter nota máxima em ambos. Entretanto com o curso encerrado e com poucos meses de licença de estudante, explorei outras alternativas para seguir não só na carreira, como também melhorar meu conhecimento em BIM e bem como disse anteriormente, busquei provar pra mim mesmo que eu ia conseguir aplicar a metodologia independentemente da ferramenta.

Assim, por indicação do meu pai, que além de programador é também consultor de análises de negócios em TI, apresentou o software open source FreeCAD, que é uma plataforma de modelagem 3D genérico, que reúne diversas bancadas de trabalho especializadas ou por profissão específica.

Por se tratar de um software Open Source, além dele pode ser liberado para que programadores possam modifica-los e repassar, o software também encontra em sua essência diversos programadores e usuários que colaboram em fóruns e grupos levando não só apenas conhecimentos, técnicas, mas também melhorias para as bancadas de trabalho. E dentre diversas bancadas de trabalho há a destinada para aplicar a metodologia BIM — Workbench BIM.

Outro fator muito importante deste software além de suas colaborações entre usuários e programadores, é que se trata de um software de licença gratuita e que tem a possibilidade de baixar no WindowsMac Os e Linux, em meu canal do YouTube trago dois vídeos explicando como funciona a instalação, configuração e personalização: bit.ly/CanalYT_HR

Confesso que nos primeiros momentos, tive dificuldades para desenhar projetos e quebrar o meu vício no fluxo de trabalho que eu vinha usando no Revit, acredito até que quem usa outros softwares de modelagem 3D como Archicad e Sketchup tenham mais facilidade de adaptação. Embora tenha sido essa dificuldade, uma das coisas que mais me estimulou a persistir foi o fato de ser um software de licença gratuita.

Esse software ele é muito bom para quem está iniciando no mercado da construção civil e de entusiastas pelo assunto de edificação. Mas para quem já é profissional na área e não quer piratear (crackerar) os softwares, o FreeCAD ele é uma das ótimas alternativas de custo zero, que possibilita ao profissional poder ampliar seus investimentos em outra área de seu trabalho. Outra grande vantagem de softwares open souce trata-se dos equipamentos, onde não exige que você tenha uma super maquina e/ou exija grande espaços de armazenamento. O fato de rodar no Linux demonstra que são software leves.

O mercado open source vem tendo muita adesão e claro que essa demanda tem dado aos desenvolvedores desse software e outros como Blender, LibreCAD e por ai vai, novas capacidades de entrega de ferramentas possibilitando mais entrega de resultados e uma melhora de performance.

Convido você, que busca alternativas gratuitas para aplicar a metodologia BIM em seus projetos, que acesse meu canal no YouTube, onde lá trago dicas básicas para que você possa iniciar sua migração para o FreeCAD. Lembrando que se possível inicie essa migração paralelamente com o software que usa.

5,0 rating based on 259 ratings

5,0 rating based on 259 ratings

Por Pedro Henrique

Atuo como Mentor de Implantação BIM apaixonado por disseminar o conhecimento e impulsionar a indústria da construção civil rumo ao futuro. Fundei a HR Compacta, uma empresa que oferece mentoria, cursos e palestras especializadas no uso de softwares livres, como o FreeCAD, dentro da metodologia BIM. Minha formação abrange Gestão Empresarial, Edificações, Programação e Transação Imobiliária, e sou membro da Comissão de Estudo Especial de BIM da ABNT - CEE_134.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *